História

A ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO, AFTCESP, foi fundada em 23 de julho de 1970, tendo sido a sua primeira Presidente Executiva a Srª Guiomar Tinoco, funcionando primeiramente na Sede do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Desde a sua criação trata-se de uma associação civil de natureza privada, sem fins lucrativos, apolíticos, sem distinção de raças, credo religioso ou político, nacionalidade, de caráter representativo dos Funcionários do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, congregando os funcionários, defendendo seus legítimos interesses, judicial e extrajudicialmente.

A AFTCESP ao longo de sua história contou com diversas fases, inicialmente subsistindo apenas da venda de sacolas e uma pequena mensalidade de seus associados, na época a mensalidade se resumia a centavos e foi assim que o Sr. Josué Ferreira da Silva manteve a AFTCESP por quase 10 anos, com o passar do tempo foi responsável pela criação de administração do Restaurante localizado na Sede do Tribunal de Contas, aonde em seu ápice chegou a servir 800 refeições dia.

Com seu crescimento em 1999, sob a Presidência da Srª Daicy Lucide Baptista foi autorizada a aquisição de sua Sede Social, em suaves parcelas que se prolongam por varias gestões, passando a funcionar na Rua Roberto Simosen, 72/78 – Centro, onde permanece até os dias de hoje. Foi nessa época também que foi feita a parceria com o SINDALESP, parceria essa que foi desfeita por entendermos que só um sindicato formado pelos próprios funcionários do TCE-SP lutaria pelos direitos de todos e com muita luta em 2012 finalmente foi fundado o SINDICONTAS.

A AFTCESP conta com 46 anos de existência, tendo sido seus Presidentes:

  1.  Guiomar Tinoco;
  2. Elisa Gazzoli Longo
  3. Josué Ferreira da Silva
  4. Orlando Foreste;
  5. Alexandre Luiz Pereira;
  6. Rafael de Souza Barreto
  7. Claudio Antonio Plaschinsky
  8. Alexandre Luiz Pereira
  9. Flavio Donatello
  10. Daicy Lucide Baptista
  11. Hilário Martins
  12. Érico Henrique Guarinho Castro – Presidente em exercício

Na primeira Presidência do Sr Alexandre Luiz Pereira, a AFTCESP começou a crescer após um período de inatividade, cabe aqui ressaltar que o patrimônio da AFTCESP nesta época era constituído de um jogo de camisas de futebol rasgadas e duas bolas de futebol furadas, começando a ganhar espaço e recuperar sua força junto ao TCESP, iniciando um programa de melhoria do Restaurante, promovendo diversos campeonatos de futebol, que durante muitos anos, passando por diversas presidências, era uma marca da AFTCESP. Os times de todos os Setores da Casa se enfrentavam e após as partidas faziam uma confraternização. Esses campeonatos renderam muitas histórias e deixaram saudades em seus participantes. Um dos times que mais colecionou vitórias era formado por funcionários do Restaurante e que tinha por grande rival o time Matuscara, seguido pela Manutenção, Pomil e os Pilotos, o lanterna era sempre o Molina. O goleiro mais vazado de todos os tempos foi o Olimpio.

Nessa mesma época foi criado o TConto que era um jornal de circulação interna, que trazia em seu bojo assuntos pertinentes aos funcionários, bem como humor e ações promovidas pela AFTCESP.

Com o tempo a AFTCESP foi ganhando força e  ganhou um espaço social maior, no 1° SS do Anexo II, onde passou a promover feirinhas e montou uma locadora de vídeos, um pouco mais adiante, alugou um salão no prédio ao lado do Anexo II do TCESP, onde passou a funcionar, um salão de cabeleireiro, uma academia e uma salinha com monitores para as crianças que estudavam no período da tarde, fornecendo o transporte das mesmas até as escolas da região .

Anualmente aconteciam confraternizações de final de ano que contavam com a participação de um grande número de Associados.

Por volta de 1999 a AFTCESP começou a oferecer Planos de Saúde, Empréstimos, diversas modalidades de Seguros, bem como efetuou em sua Sede alguns cursos para seus Associados.

O curso de dança de salão enfrentava um grave problema: Falta  de “homens” , rsrsrs o que fazia com que as mulheres dançassem entre si, sempre cheias de alegrias e diversão.

Possuíamos um capital que nos permitia presentear nossos Associados em diversas ocasiões, fornecer presente de Natal para os filhos de Associados de até 7 anos de idade, além de poder patrocinar os campeonatos esportivos e festas de confraternização.

Nesta época foi criado os convênios com bancos para favorecer o associado com Empréstimos Consignados com juros bem abaixo do mercado, mas infelizmente, alguns Associados não honraram seus compromissos e a AFTCESP era fiadora de seus Associados, o que ocasionou uma divida junto aos bancos credores. Essa divida foi tomando corpo e associada à perda do Restaurante, que era a maior fonte de renda e um gerador de empregos da AFTCESP, no seu fechamento por parte do TCE, perdemos esta fonte de renda e ficamos com os encargos sociais dos funcionários (15 funcionários) alguns com mais de dez anos de vinculo, muitos falaram que iriamos fechar as portas quando fomos obrigados a ir diminuindo cada vez mais o número de eventos sociais promovidos, até sua total extinção.

Apesar das dificuldades financeiras, a AFTCESP nunca deixou de olhar por seus Associados, tendo promovido vários abaixo assinados que eram encaminhados aos Conselheiros, contendo as reivindicações dos funcionários, sendo que muitas vezes foram acatadas as solicitações, mais tarde começou a promover processos administrativos e judiciais, como por exemplo, o da URV que continua em curso, a restituição da Gratificação de Representação Incorporada, que foi solicitada através do Ofício nº 12/08, que deu origem ao TCA que acabou possibilitando a reintegração a todos que tinham direito.

Muitas histórias se passaram durante estes 46 anos de trabalho voluntário de seus dirigentes, tivemos a oportunidade de ver três meninos que começaram como engraxates nos corredores do TCESP se transformarem em advogados, pessoas que fizeram cursos em nossa Sede serem aprovadas em concurso e hoje integram o quadro de funcionários do TCESP, como também ao rever nossos arquivos vemos aqueles que nos deixaram e que tantos momentos dividiram conosco, deixando impressa suas marcas em nossos corações.

São 46 anos de um trabalho árduo, voltado sempre para o engrandecimento desta AFTCESP e visando acima de tudo o nosso único patrimônio que é você Associado, sem o qual não existiríamos e pelo qual sempre levantaremos a nossa bandeira, lutando pelos seus direitos e escrevendo uma nova história através dos tempos, como uma Fênix que ressurge das cinzas.

Hoje contamos com diversos convênios em ( Saúde, Seguro Auto, Universidades, Hotéis  e muito mais).

Para podermos melhor atende-lo lançamos em 15/09/2016 o site: www.aftcesp.org.br , onde atualizamos com freqüência para que você esteja sempre a par das ações da AFTCESP, contamos também com atendimento via Whats App: (11) 95053-6434.

 .......


Contato

AFTCESP - Associação dos Funcionários do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

E-mail: contato@aftcesp.org.br, Telefone: (11) 3242-7822,  Whatsapp: (11) 95061-8010

Redes Sociais

AFTCESP - Todos os direitos reservados

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo